É sem dúvida uma visita bastante produtiva esta da Ministra da Educação a São Miguel. No primeiro dia, 19 de fevereiro, entregou duas escolas reabilitadas em Achada Bolanha e Pilão Cão e uma biblioteca nova também em Pilão cão. E no segundo dia da visita, 20 de fevereiro, entregou uma escola completamente reabilitada à comunidade educativa de Flamengos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, esta parceria Governo/Câmara tem permitido a recuperação das infraestruturas educativas, melhorar o transporte escolar, acabar com o abandono escolar, aumentar o nível de aproveitamento dos alunos e melhorar significativamente a educação no concelho, destacando a reabilitação de mais de 50% do parque escolar, apenas nos últimos dois anos, e o facto de o concelho ter a maior cobertura de transporte escolar do país.

Para Maritza Rosabal mais do que obras, o que deixa este Governo satisfeito são os resultados. E é com enorme satisfação que pôde constatar nas apresentações dos alunos, nas visitas às salas de aulas, nas conversas com os alunos, que a par das obras estão a conseguir excelentes resultados. “É uma grande alegria ver alunos de 2º e 3º anos com uma boa leitura e alunos do 5º e 6º anos a expressarem em inglês e francês. São esses progressos que nos dão a certeza de que estamos no caminho certo e que justificam todas as intervenções que vêm sendo feitas”.

A reabilitação das escolas de Pilão Cão e Flamengos contaram com a grande parceria da ONG Alemã KRUEGER-STIFTUNG e a biblioteca escolar de Pilão Cão com a parceria da Cooperação Portuguesa.

Ulisses Correia e Silva visitou o município de São Miguel nesta quarta-feira, 09, e maravilhado com os ganhos atingidos nos últimos dois anos, referenciou o município de São Miguel como exemplo de que a parceria entre o Governo e as autarquias tem dado excelentes resultados. “Verificamos que se tem feito grandes investimentos na requalificação urbana e ambiental, no sistema de drenagem, na melhoria das habitações, na criação de espaços verdes e de lazer, na restauração, pensões, alojamentos para turistas, uma realidade que há 2 anos não acontecia”.

O primeiro-Ministro de Cabo Verde reforça que agora o foco é na economia, na criação das condições para os jovens investirem por forma a gerar empregos e rendimentos para as famílias. Finaliza dizendo que é preciso estimular e ajudar a melhorar o que está sendo feito, o que existe e funciona.

Para o edil Herménio Fernandes receber o Primeiro-Ministro logo no início do ano, visitar as obras em curso que serão concluídas em 2019, apresentar projetos inovadores e ambiciosos e receber um feedback bastante positivo do chefe do Governo, só reforça a convicção de que 2019 será um ano extraordinário para o município. Fernandes avançou ainda para 2019 a requalificação de 4 praias, do aldeamento dos rabelados e a conclusão das obras de caminhos vicinais em Gongon, com o foco na dinamização do setor turístico no município.

Além de conhecer os projetos da autarquia, visitar as obras e localidades, a visita permitiu um contacto direto com os jovens e operadores económicos num encontro enriquecedor e agradável que permitiu transmitir uma mensagem de confiança e responder aos seus anseios dos jovens e perceber que estamos todos focados em criar dinâmicas económicas interessantes, concluiu o Primeiro-ministro de Cabo-Verde, Dr. Ulisses Correia e Silva.

A assinatura do protocolo de parceria aconteceu na tarde de hoje, 13 de janeiro, com a visita da Presidente da Câmara Municipal de Amadora ao município de São Miguel e foi testemunhada pelas entidades locais e pelo Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças Dr. Olavo Correia.

Para o autarca micaelense Herménio Fernandes, a assinatura deste protocolo que tem como grande propósito o fortalecimento das relações entre os dois municípios, vai permitir o intercâmbio, a troca de boas práticas administrativas de gestão pública, a troca de informações e de experiências no âmbito cultural, artístico, económico, educacional, turístico, científico e desportivo. Trata-se de um momento de muita importância para o município, um grande ganho para São Miguel, sobretudo para a integração dos cabo-verdianos e micaelenses em particular no município de Amadora.

A Presidente da Câmara Municipal de Amadora, Dra. Carla Tavares, mostrou-se bastante entusiasmada e confiante com esta parceria, pela dinâmica que vem acompanhando no desenvolvimento do município, a determinação e vontade de fazer as coisas acontecer do seu Presidente, Herménio Fernandes, e pela oportunidade de conhecer melhor os hábitos e costumes do povo cabo-verdiano e dos micaelenses que representa uma boa parte da comunidade de Amadora, e assim possibilitá-los uma melhor integração em Portugal e na cidade de Amadora.

Após a assinatura do protocolo, os dois Presidentes e o Vice Primeiro-Ministro inauguraram o Parque de amizade entre os dois municípios e a rua Cidade de Amadora, no Centro Histórico e Cultural de Achada Portinho.

A Presidente da Câmara Municipal de Amadora e sua comitiva constituída por mais dois vereadores e chefe de gabinete, durante esses três dias vão visitar o concelho, as obras de instalação do Park Infantil de Flamengos, oferta da Câmara de Amadora e também vão participar nas festividades de Santo Amaro em Tarrafal.

A população da Ribeira de Principal recebeu ontem, 28 de dezembro de 2018, uma Unidade Sanitária de Base, uma Delegação Municipal e um espaço jovem totalmente apetrechado de equipamentos informáticos e internet gratuito.

Para a população é o melhor presente que podiam receber nesta quadra festiva e que dará um maior brilho à festa de Sagrada Família sem esquecer que a satisfação, garantia de acesso à saúde, aos serviços da câmara e internet estará garantida durante o ano todo, melhorando a qualidade de vida de todos os moradores da ribeira.

Para o edil é uma grande satisfação levar esses serviços essenciais à população. Com a Delegação Municipal vão ter agora na própria localidade todos os serviços prestados pela autarquia e casa do cidadão. Vão poupar tempo e dinheiro e os problemas da ribeira serão resolvidos na localidade e com maior eficiência.

Quanto a Unidade Sanitária de Base, considera o edil que é essencial ter o serviço de saúde o mais perto possível da população, para garantir cuidados imediatos, sobretudo aos com dificuldades de mobilidade. A USB da ribeira de Principal vai funcionar com uma agente sanitária fixa e terá periodicamente consultas com médicos.

Disponibilização de equipamentos informáticos e acesso gratuito à internet, ressalta Herménio Fernandes, que na era que se vive hoje, é indispensável ter os jovens ligados ao mundo, às informações, para poderem progredir e ter sucesso tanto no mundo académico como empresarial. É nesta perspetiva que a edilidade tem trabalhado para garantir o acesso gratuito à internet a todos os jovens no município.

O evento foi coroado com a entrega dos troféus aos vencedores dos torneios de futsal masculino e feminino, que contou com a ilustre presença do internacional cabo-verdiano da ribeira de Principal, Júlio Tavares.