Já é prática deste novo executivo Camarário acompanhar a par e passo o andamento das obras no município.

Herménio Fernandes acompanhado do Vereador Francisco Cabral esteve ontem no terreno a visitar as obras de reconstrução das Unidades Sanitárias de Base de Ribeireta e de Espinho Branco, bem como o trabalho de reforço dos serviços de limpeza, as obras de construção e melhoria das habitações sociais, o Jardim da ribeira de Principal e a Delegação de Achada do Monte.

Hoje, depois de ter regressado do encontro com o Presidente da República, Fernandes procedeu à assinatura do Protocolo de cooperação com o Provedor da Justiça e, logo de seguida, continuou a visita, acompanhado da sua equipa, desta feita nas obras de Porto de Calheta.

Foram mais de 30 dias de uma diversidade de atividades que intensificaram com a chegada de agosto: atividades desportivas com torneios em diversas modalidades e em diversos escalões, sessões de aeróbica e palestras de esclarecimentos, rádio praça, exposição de arte, encontro com os emigrantes, concurso miss, festival de música e baile popular foram os destaques desta última semana.

A movimentação em torno desta festa junina é cada vez maior, tendo a cidade recebida, durante estes dias, milhares de pessoas das diferentes localidades do município, dos diferentes concelhos e das ilhas, com destaque para a nossa diáspora que mais uma vez marcaram a diferença, participando em grande número nas festividades.

Outro ponto de destaque foi a tradicional celebração eucarística em louvor a Santa Padroeira da Cidade, Nossa Senhora do Socorro, que contou com a participação do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, em representação do Governo ao lado do Presidente da Câmara, Herménio Fernandes que já é presença garantida nessas celebrações.

É importante enfatizar também o clima de civismo e segurança que se verificou ao longo das festividades contribuindo assim para abrilhantar ainda mais as comemorações.

Com o propósito de manter os nossos emigrantes informados sobre as políticas do desenvolvimento do concelho, os serviços dos bancos, das seguradoras, das embaixadas, das alfândegas e outros serviços relacionados com a emigração, a Câmara Municipal lançou mão a mais um encontro com os emigrantes em férias no município, o 2º deste ano.

O momento foi de partilha de informações, mas também de reencontro e muito convívio.

Os emigrantes mostraram-se satisfeitos com os trabalhos que estão a ser feitos para garantir a qualidade de vida no nosso município, mas também deixaram as suas preocupações sobre os aspetos que devem ser melhorados, com maior ênfase nos serviços das alfândegas e dos consulados, especificamente da França.

Sob o lema “Servir com Eficiência e Qualidade” a Câmara Municipal realizou na sexta-feira, 28, o seu primeiro fórum tendo como foco principal o reforço das competências dos seus quadros e dirigentes para a prestação de um serviço de excelência aos seus munícipes.

“É nosso propósito garantir um município competitivo, atrativo e inclusivo.  Um município com qualidade de vida para quem vive, trabalha e procura São Miguel para investir. Garantir este desiderato, exige dos servidores públicos, neste novo contexto em que temos munícipes e utentes cada vez mais exigentes, novas atitudes, eficiência e eficácia, polivalência, criatividade, flexibilidade, resiliência e sobretudo com a capacidade de por no lugar do utente. Em suma, exige uma administração competente, honesta, focalizado no serviço ao utente.” Enfatizou o Presidente da Câmara no momento da abertura oficial.

“Qualidade: Foco no Serviço ao utente”, “Eficiência: Gerir o Tempo  e o Dinheiro” e “Liderança” foram os principais temas abordados tendo como oradores a Engª. Carlota Santos - Diretora  do Gabinete de Qualidade da CV Telecom, Dr. Herménio Fernandes – Presidente da CMSM e o Doutor José Luís Livramento - PCA da CVT, respetivamente.

A iniciativa mereceu apreciação muito positiva por parte dos participantes, que destacaram a pertinência dos temas, a qualidade das apresentações e informações partilhadas.