“É nossa obrigação, é nosso compromisso trabalhar na promoção e inclusão social por forma a garantir a dignidade das famílias”, disse o edil, Herménio Fernandes, no ato da entrega de 6 (seis) habitações, no fim de semana, às famílias das localidades de Achada Bolanha, Achada Batalha e Flamengos.

A Câmara já entregou, só neste ano, 13 habitações às famílias, nas diferentes localidades do município e está previsto a entrega de mais duas até o final do ano. “E isso só está sendo possível porque temos um Governo amigo e parceiro dos municípios, que tem atendido às nossas solicitações”, reforçou o autarca micaelense destacando também as parcerias das ONG´s.

A satisfação e o reconhecimento foram palavras de ordem das famílias contempladas que viviam momentos de medo, insegurança e desespero, devido ao estado em que as suas habitações se encontravam: “a partir de hoje eu sou rica”, “agora sou feliz porque temos a nossa casa bonita, com casa de banho e podemos dormir tranquilamente”, palavras das representantes das famílias beneficiadas.

A entrega destas 6 (seis) habitações, e mais uma casa de banho, todas ligadas a rede elétrica e água, insere-se no programa “São Miguel Valoriza” que tem como principal propósito apoiar as famílias na construção e melhorias das suas habitações.

Por ocasião da comemoração do 20º aniversário do município quem ganha presentes é a população e a de ribeira de São Miguel recebeu, neste fim-de-semana, uma delegação municipal que permite o acesso a todos os serviços da câmara e da casa do cidadão na comunidade, sem ter que gastar tempo e dinheiro deslocando à cidade, e um jardim infantil totalmente equipado e moderno, e ainda para a semana, vão receber a escola totalmente reabilitada.

É, no entender do Representante da comunidade, um feito histórico na vida dessa comunidade, que marca o renascimento e uma nova vida para as pessoas da localidade. A ribeira está diferente e hoje é possível, num click ter uma declaração de nif ou qualquer outro documento online, por isso, reforça o Sr. Damião, “temos que cuidar desse investimento colocado ao nosso serviço”.

Para Herménio Fernandes é uma grande satisfação poder disponibilizar à população acesso a todos os serviços que precisam no dia-a-dia na própria comunidade. É a aposta desta nova equipa na modernização dos serviços tendo em vista a prestação de um serviço de qualidade, rápido e eficaz aos munícipes. Aproveitou o momento para reforçar os compromissos assumidos no período eleitoral: “vamos cumprir todos os compromissos que assumimos com a comunidade” anunciando para breve, dentro de 6 meses, a inauguração da estrada barragem de Flamengos a Cutelo Gomes.

A Ministra do Trabalho e solidariedade, satisfeita em ver a modernização dos serviços a chegar a uma localidade distante e um Jardim Infantil com as melhores condições para acolher as crianças, reafirmou o propósito do Governo e das Autarquias que é trabalhar para garantir a satisfação e qualidade de vida das pessoas.

Antes da inauguração dessas duas infraestruturas que vão mudar a vida das pessoas da Ribeira de São Miguel, Janine Lélis ministrara a maior aula do mundo à comunidade educativa de São Miguel pondo a tónica no 16º objetivo do desenvolvimento sustentável: Paz, Justiça e Instituições Fortes.

A principal marca da comemoração do 20º Aniversário do Município de São Miguel tem uma palavra só: OBRAS. Lançamento de primeiras pedras, entrega de habitações às famílias e inaugurações de algumas das muitas obras em Curso.

Na véspera da comemoração do dia do município, 28 de setembro, o Ministro das Finanças após ter presidido a Sessão Solene presidiu também a inauguração da requalificação Urbana de Achada Batalha. Um investimento significativo da autarquia que contemplou o calcetamento de todas as ruas, introdução de passeios, criação de espaços verdes e de lazer, por forma, “a tornar o ambiente deste bairro aprazível, seguro e que garanta a qualidade de vida dos moradores. É para isso que fomos eleitos.” Enfatizou o edil Herménio Fernandes.

Igualmente o Ministro Olavo Correia presidiu a inauguração da Delegação Municipal de Achada Monte. Uma aposta clara desta autarquia na modernização dos serviços permitindo agora a população da Vila de Achada Monte ter vários serviços num só espaço: serviços municipais, certidões online, pedido de declaração de NIF, entre outros.

Afirmava confiante o Presidente da CMSM no ato de lançamento da 1ª pedra para a requalificação urbana da vila de Achada do Monte e com a mesma confiança no ato de lançamento da 1ª pedra para a requalificação da orla marítima de Ponta Calhetona, enquadrados na comemoração do 20º aniversário do município.

Duas obras estruturantes para a construção do futuro que, a par das várias intervenções que estão sendo feitas nas diferentes localidades e bairros, vão mudar por completo a estética do município, tornando-o mais belo, mais aprazível, com qualidade de vida, segurança e bem-estar da população e por outro lado, vão contribuir para alavancar o setor turístico e a economia local. Enfatizava o edil micaelense.

A requalificação urbana da via principal da Vila de Achada do Monte dará um atenção especial a mobilidade e acessibilidade com intervenções na organização dos passeios, criação de espaços verdes e de lazer, colocação de novos e modernos candeeiros de iluminação pública, parque infantil e requalificação do largo do mercado incluindo um parking automóvel.

A requalificação da orla marítima de achada batalha contempla a instalação de um placar sinalética de boas vindas ao município e parking para automóveis, calcetamento e organização de passeios, criação de espaços de lazer e ilhéus separadoras com plantas, acesso a praia de batalha devidamente tratada, construção de muros de proteção e calçadão ao longo da orla marítima.

Estas duas obras vão rondar os 25 mil contos, sem contar as intervenções nas habitações, uma vez que, como já nos habituou esta equipa camarária, as intervenções nos espaços urbanos devem ser também juntamente com intervenções nas habitações para garantir a dignidade das famílias.