A aposta da edilidade local é tornar São Miguel num município ambientalmente sustentável, melhorando o ambiente geral do município, do ponto de vista da valorização urbanística e ambiental, garantindo deste modo um ambiente agradável e atrativo, maior qualidade de vida aos munícipes e a todos que visitam e trabalham no município. 

Neste sentido o Pelouro do Saneamento, Ambiente e Proteção Civil vem trabalhando fortemente na limpeza nos diferentes bairros do município (em parceria com as associações comunitárias), criação de espaços verdes e plantação de árvores em todo o município.

O Presidente, Herménio Fernandes, é taxativo em afirmar que “A nossa aposta na valorização territorial e ambiental é clara. Garantir um município ambientalmente sustentável, bonito, atrativo, competitivo e inclusivo, é um compromisso firme, e é um trabalho que já está em marcha no concelho.Não haverá qualidade de vida, nem atração de investimentos e muito menos o verdadeiro desenvolvimento do concelho sem uma aposta decisiva e forte na melhoria do ambiente geral do município”.

Neste momento, a campanha tem abrangido principalmente a cidade, que apresenta um novo aspecto com as plantações de árvores em curso.