Trata-se de um incentivo que se enquadra no âmbito do projeto “Amelioration des conditions de vie des jeunes de São Miguel” financiado pelas ONG´s Luxemburguesa CVED e PSF, que está a ser escutado pela Câmara Municipal através do Espaço Jovem de Achada Portinho.

É um total de 3.850.175$00 (três milhões, oitocentos e cinquenta e cento e setenta e cinco escudos) que será disponibilizado para apoiar os monitores das escolas desportivas, associações desportivas e culturais e as próprias associações. Desse montante 2.892.000$ (dois milhões, oitocentos e noventa e dois escudos) será destinado a gratificação dos monitores e 958.175$00 (novecentos cinquenta e oito mil, cento e setenta e cinco escudos) será para apoiar as associações com materiais e equipamentos que vão precisar no dia-a-dia.

São 47 monitores, das diferentes localidades do concelho, que vão receber este apoio mensalmente, durante 7 trimestre, ou seja, 21 meses, de acordo com o horário de colaboração com as escolas, clubes e associações.

Para a Câmara Municipal, esta é uma forma de incentivar os monitores e colaboradores que voluntariamente vêm dando as suas contribuições para o desenvolvimento das diversas modalidades desportivas no concelho, nomeadamente futebol, andebol, basquetebol, atletismo e ciclismo, e ainda na promoção de grupos de dança, teatro e música.