Durante dois dias, Herménio Fernandes e a sua equipa percorreram as diversas localidades do município ouvindo atentamente a população, as suas preocupações, principais necessidades e o andamento do Plano de emergência para a mitigação da seca.

Da ribeira de principal à ribeira de flamengos os problemas são comuns: habitação, casas de banho, acesso (nalgumas localidades) e sobretudo, emprego, com o acréscimo das localidades de Pilão Cão, Achada Espinho Branco, Espinho Branco e Mato Correia que vêm sofrendo com a falta de água.

Face à conjuntura do mau ano agrícola, Herménio Fernandes, deixou em primeiro lugar palavras de encorajamento e luta, a continuarmos esperançosos e resilientes para juntos enfrentarmos os desafios que se nos impõe pela frente. Apesar de mostrar-se feliz que determinados tipos de problemas já não se colocam no município, não quis centrar as suas intervenções nos ganhos conseguidos, mas sim nos planos para resolver a situação das pessoas.

Explicou o programa do Governo em curso, em parceria com as autarquias, para minimizar os impactos da seca que abarca o salvamento de gados, gestão de escassez da água e criação de emprego para as famílias. E neste quesito, constatou-se que a maioria das famílias já sentiram o impacto positivo dessas medidas faltando ainda algumas zonas que vão ser abrangidas durante esses dias.

Quanto à questão da habitação e casas de banho, a Câmara está ciente dessas necessidades e tem resolvido grande parte das situações mais vulneráveis através dos programas São Miguel Valoriza e Lar Jovem. São centenas de famílias que beneficiaram de melhorias das suas habitações, construções de casas de banho e 14 que beneficiaram de construção de raiz só no ano de 2017. E as intervenções continuam, estando várias em curso, tendo sido entregues, no decurso desta visita, 4 casas de banho às famílias de Cutelo Miranda, Veneza e Ponta Verde.

No que concerne à falta de água, está com dias contados, estando a decorrer, durante estes dias, teste de bombagem de água para verificar possíveis correções e brevemente disponibilizar água 24h, às localidades de Pilão Cão, Achada Espinho Branco, Espinho Branco e Mato Correia.

E quanto ao acesso, em parceria com o Governo, através do programa PRRA, estão em curso obras de requalificação urbana e melhoria dos caminhos vicinais nos diferentes pontos do concelho e construção de estradas de acesso com destaque para a de barragem de Flamengos a Cutelo gomes.