Um dia memorável para cerca de 5 mil pessoas, que beneficiam diretamente desse grande investimento do Governo de Cabo Verde e do Governo dos EUA, e todos que contribuíram para que hoje, as populações destas localidades possam ter nas suas casas água e água de qualidade.
É um sonho realizado para uma população que, segundo a representante das comunidades beneficiadas, deslocava kms com cântaros na cabeça ou boiões nos burros à procura desse líquido indispensável à vida. “Poder ter água agora nas nossas próprias casas e da melhor qualidade é um sonho realizado”.

Sonho realizado e compromisso honrado pelo governo de Cabo Verde que comprometeu-se junto com a autarquia local a mobilizar esforços para garantir melhor qualidade de vida à população desses povoados. Ulisses Correia e Silva reforça que o caminho de desenvolvimento é duro, mas tem que ser feito e é desta forma, com projetos que marcam a diferença na vida das pessoas. E é neste sentido que anunciou um investimento no valor de 231 mil contos para requalificação urbana, melhorias das habitações e acessos no concelho, para 2019/20.

O edil Herménio Fernandes não tem dúvidas do impacto desse investimento na melhoria da qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento do concelho. Relembrou que durante as visitas a essas localidades era sempre confrontado com esta reivindicação, que considera justa, da população, e hoje, graças aos Governos de Cabo Verde e EUA, têm agora água em quantidade e em qualidade. Agora o próximo passo é garantir a ligação domiciliária a todas as famílias que ainda não estão ligadas à rede.

O embaixador, Donald Heflin, sublinhou que a concretização desse projeto trata-se de um investimento do povo Americano no povo de Cabo Verde, especialmente no futuro das crianças. Ressaltou que termina a missão este ano, mas que quer voltar como turista e ver água em todas as casas de São Miguel.

A inauguração da obra de extensão e melhoria de abastecimento de água de Pilão Cão, Mato, Correia, Espinho Branco e Achada Espinho Branco contou ainda com a presença do Ministro da Agricultura e Ambiente, PCA da ANAS e da AdS, eleitos municipais e população das localidades beneficiadas.