Um dia memorável e especial. Foi assim que a população de Achada Espinho Branco descreveu este 22 de dezembro de 2018, que entra para a história da localidade, graças a profundas intervenções de requalificação urbana e ambiental levado a cabo pela Câmara Municipal de São Miguel em parceria com o Governo de Cabo Verde.

Foram três ruas de grande extensão e outras menor que foram contempladas com obras de construção de murros de proteção, calcetamento, introdução de passeios e espaços verdes, melhorando toda a configuração, o ambiente, a mobilidade na localidade, aumentando o autoestima da população.

O Presidente Herménio Fernandes enalteceu a qualidade de trabalho que empregou cerca de duas centenas de famílias, sendo 80% mão-de-obra feminina. Realçou o impacto que este investimento terá no comércio local, no turismo e na qualidade de vida para a população, destacando também a singela homenagem feita a personalidades reconhecidas pela comunidade, com a atribuição de nomes às ruas, bem como a do Herói Nacional Amílcar Cabral, pelo significado que tem para a comunidade dos rabelados e para o país.

O Ministro da Agricultura e Ambiente, que presidiu o ato, mostrou toda a sua satisfação por ver a felicidade no rosto das pessoas, o que demonstra que a parceria entre o Governo e a Câmara está a ter o impacto desejado, referenciando o município de São Miguel como o exemplo de trabalho e dedicação, tanto é que esta é a quarta vez que preside no município, inaugurações de obras com impactos diretos na melhoria da qualidade de vida da população, anunciando mais intervenções conjunta nos próximos anos.