É sem dúvida uma visita bastante produtiva esta da Ministra da Educação a São Miguel. No primeiro dia, 19 de fevereiro, entregou duas escolas reabilitadas em Achada Bolanha e Pilão Cão e uma biblioteca nova também em Pilão cão. E no segundo dia da visita, 20 de fevereiro, entregou uma escola completamente reabilitada à comunidade educativa de Flamengos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, esta parceria Governo/Câmara tem permitido a recuperação das infraestruturas educativas, melhorar o transporte escolar, acabar com o abandono escolar, aumentar o nível de aproveitamento dos alunos e melhorar significativamente a educação no concelho, destacando a reabilitação de mais de 50% do parque escolar, apenas nos últimos dois anos, e o facto de o concelho ter a maior cobertura de transporte escolar do país.

Para Maritza Rosabal mais do que obras, o que deixa este Governo satisfeito são os resultados. E é com enorme satisfação que pôde constatar nas apresentações dos alunos, nas visitas às salas de aulas, nas conversas com os alunos, que a par das obras estão a conseguir excelentes resultados. “É uma grande alegria ver alunos de 2º e 3º anos com uma boa leitura e alunos do 5º e 6º anos a expressarem em inglês e francês. São esses progressos que nos dão a certeza de que estamos no caminho certo e que justificam todas as intervenções que vêm sendo feitas”.

A reabilitação das escolas de Pilão Cão e Flamengos contaram com a grande parceria da ONG Alemã KRUEGER-STIFTUNG e a biblioteca escolar de Pilão Cão com a parceria da Cooperação Portuguesa.