O município de São Miguel recebeu mais um autocarro destinado ao transporte dos estudantes do concelho, esta que é uma oferta do município da Batalha, Portugal, fruto do protocolo de parceria e amizade entre os dois municípios. 

Há 3 anos que o executivo camarário estabeleceu a educação como uma das prioridades, e desde então desenvolveu um sistema de transporte eficiente, contando hoje com 5 autocarros, que tem dado resposta às solicitações dos micaelenses. 

Se em 2016 a taxa de abandono escolar era de 15%, em 2018, resultante dos esforços e investimentos feitos, esta taxa diminuiu para 5%. Herménio Fernandes realça que, com o transporte escolar gratuito para os alunos do 7º e 8º anos, e um pagamento de 50% para os alunos a partir do 9º ano, transfere-se rendimento às famílias e, consequentemente, proporciona-se bem-estar às mesmas. 

Esta cerimónia enquadra-se numa visita de 5 dias da comitiva da Batalha, formada pelo seu presidente, vereadores e empresários, na qual prevê-se o reforço dos laços de amizade e cooperação entre os dois municípios.