Um espaço de lazer concebido para que as peixeiras não fiquem ao relento à espera que os pescadores regressem da faina. E igualmente para que os pescadores, após a atividade piscatória, tenham um espaço digno, com conforto onde possam repousar tranquilamente. Avançou o Presidente da CMSM para quem os pescadores e peixeiras merecem ter as condições de exercerem as suas atividades iguais a qualquer outra classe.

Os pescadores mostraram-se muito satisfeitos com a atenção que vem merecendo da autarquia, revindicando apenas uma máquina de gelo para verem as suas principais necessidades atendidas.

Reivindicação esta que diz o Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, vai ser atendida ainda este ano porque é obrigação do Governo e das autarquias dar atenção a este setor e criar as condições para que operem com dignidade. Paulo Veiga anunciou ainda um conjunto de medidas para breve que vai melhorar e muito a vida dos pescadores e peixeiras. De destacar o cartão do pescador para passarem a usufruir de um conjunto de benefícios, a emissão das licenças nas câmaras municipais e a formação para fiscais e inspetores de pesca que vai permitir o município contar com um inspetor fixo.

O ato da inauguração e entrega do espaço Esplanada do Mar aos pescadores e peixeiras foi prestigiado com a presença do Ministro do Turismo e Transporte, Dr. Carlos Santos.