O anúncio oficial do prémio foi feito pelo Presidente Herménio Fernandes durante a visita do Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. Ulisses Correia e Silva, ao município para constatar in loco a implementação do projeto.

O projeto de inclusão socioeconómica das mulheres da Ribeira de São Miguel venceu o “Prémio PROGRESSO” pela Fundación para el Desarrollo de los Pueblos de Andalucía (FUDEPA) e Fondo Andaluz de Municipios para la Solidaridad Internacional (FAMSI), tanto na sua XII edição como na I edição internacional.

Herménio Fernandes disse nunca ter duvidado do sucesso desse projeto abraçado, desde início, com muito amor e dedicação, por tratar-se de algo que muda a vida das famílias e das mulheres de São Miguel. “Dedicamos toda a nossa energia porque sempre soubemos que o sucesso desse projeto, garantiria rendimento e melhoraria a qualidade de vida das beneficiadas. Colocamos técnicos a acompanhar assiduamente a sua implementação e o resultado está à vista. Famílias a produzirem, a colocarem produtos no mercado, a ter acesso ao rendimento, bancarizadas e sobretudo uma grande mudança de mentalidade da população local a apostar na modernização e na formalização da atividade agrícola.”

O Primeiro Ministro de Cabo Verde parabenizou todos os envolvidos no projeto que, no seu entender, demonstra que este é o caminho certo: acesso à terra, à água, à energia, ao mercado e ao rendimento, destacando a boa parceria entre o Governo, a Câmara e a Comunidade.

A representante das beneficiadas do projeto enalteceu a iniciativa que tem permitido a transformação da comunidade e da vida das famílias, desafiando as autoridades presentes a alargarem o projeto a toda a ribeira e a outras comunidades, para sentirem também a satisfação, realização e felicidade que ela e toda a comunidade vem sentindo.

A cerimónia de entrega do prémio acontece no dia 12 de março, em Espanha e São Miguel vai estar representado pelo seu Presidente, Herménio Fernandes acompanhado de uma representante/beneficiada do projeto.