No quadro das medidas de proteção social, foram contratadas 5 cuidadoras para garantir o cuidado, acompanhamento e proteção dos idosos que vivem sozinhos e pessoas com necessidades especiais no município, promovendo desta forma uma maior inclusão dos mais vulneráveis.

Estes profissionais auxiliam os idosos e deficientes na realização das suas tarefas diárias, como cuidados de higiene, confeção de refeições, compras e socialização, bem como acompanhamento ao centro de saúde e administração da medicação. A Câmara Municipal de São Miguel colocou ainda à disposição, 24h, uma viatura para, em caso de necessidade, servir os beneficiados em tempo oportuno.

Foram selecionadas nesta primeira fase 25 pessoas, baseada no Cadastro Social, dentre as pessoas com mais de 65 anos que vivem só, com alguma limitação ou dependência no desenvolvimento das suas atividades e pessoas deficientes mentais.

Esta inovação vai permitir aos nossos idosos e pessoas com necessidades terem acesso a assistência e cuidado no seu próprio domicílio e acompanhamento personalizado de técnicos, por forma a garantir o bem-estar de todos os que necessitam.