Comunicação

Vários postos de transformação da CV Telecom estão espalhados pelo território, suportando as comunicações via telefone fixo e móvel. Na Câmara instalou-se um dispositivo de internet sem fio, muito bem aproveitados pelos jovens, sobretudos estudantes do secundário. Pode-se comunicar via telemóvel (Telecom e Unitel T+) de qualquer ponto de território.


Eletricidade

95% do Município tem cobertura elétrica, o que possibilitou a massificação de televisores e telemóveis. Em Ponta Verde a Eletra instalou um posto de transformação que cobre os municípios vizinhos de Tarrafal, Stª Catarina e Stª Cruz. Este é um exemplo de que a localização centralizada de São Miguel é ótima para sedear infraestruturas de uso conjunto desses municípios.


Pesca

Uma Câmara de gelo está instalada em Achada Portinho. Esta fornece gelo aos pescadores peixeiras para a conservação do pescado.


Saúde

As estruturas de prestação dos cuidados de saúde resumem-se a um posto sanitário em Achada do Monte, sete (7) unidades sanitárias de base, instrumentos muito importantes para a prevenção da saúde pública e prestação dos primeiros socorros, e um Centro de saúde sedeado na Cidade com boas condições de prestações. O Centro de saúde funciona com 4 médicos. No território trabalham 10 agentes sanitários de base e onze (11) enfermeiros. Apenas um posto de venda de medicamentos na vila suporta a comercialização dos medicamentos.


Infraestruturas e Equipamentos


Acessibilidades

As acessibilidades constituem um dos fatores para a projeção do concelho na região e no país. A rede de estradas e arruamentos e as condições de acessibilidade que proporcionam constituem um elemento estruturante no ordenamento e organização do território, pelo seu caráter e papel estruturante na distribuição dos aglomerados e ocupação do solo, e assim, no desenvolvimento local e regional. As estradas recém-asfaltadas podem atrair muito para S. Miguel.


Distâncias:

Locais Distância
Praia 40 Km
Stª Cruz 12 Km
Stª Catarina 15 Km
Tarrafal 24 Km