ASSEMBLEIA MUNICIPAL REALIZA SESSÃO SOLENE ALUSIVA AO 24º ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

A Assembleia Municipal de São Miguel realizou a I sessão solene, do mandato 2020-2024, em comemoração aos 24 anos da criação do município.

O evento foi iniciado com os discursos dos líderes das bancadas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, Euclides Moreno, e do Movimento para a Democracia, Francisco Sanches, que expuseram opiniões divergentes acerca do crescimento e desenvolvimento do município.

Já o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, pôs tónica e elucidou os ganhos e as transformações que o município de São Miguel vem verificando nos últimos 24 anos, mostrando, desta forma, que, não obstante as peripécias dos últimos 4 anos.

São Miguel conseguiu manter e concluir grandes obras, conseguiu implementar mudanças estruturantes em diversos setores e continuar na senda de desenvolvimento traçada desde 2016.

Foi ainda momento para o edil incitar à forte união de todos em prol dos superiores interesses dos micaelenses, para juntos se trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável de São Miguel.

Da mesma forma, o Presidente, em exercício, da Assembleia Municipal de São Miguel, Salvador Silveira, apelou à reflexão sobre o caminho percorrido e ao novo caminho a ser traçado, bem assim ao engajamento de todos.Faz-se necessário, segundo o eleito municipal, a posta no reforço da descentralização e melhoria do funcionamento dos órgãos do poder local, com uma forte participação dos cidadãos.

A I sessão solene do mandato 2020-2021 foi presidida pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que enalteceu o facto de São Miguel ter aparecido no rol dos municípios com maior crescimento, saindo do anonimato devido ao engajamento de todos os atores sociais municipais.

O mais alto magistrado da nação, incitou a edilidade micaelense a criar e liderar um gabinete intermunicipal de desenvolvimento da região norte, com especial atenção para os três municípios mais a norte (Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal).

Jorge Carlos Fonseca enalteceu São Miguel, como sendo um município turístico e culturalmente muito rico, que precisa continuar nesta senda de crescimento, podendo ser através da criação de parcerias estratégicas, se beneficiando desta forma das potencialidades de outras regiões.

A seguir à sessão solene as comitivas efetuaram visitas a diversos pontos do município, nomeadamente Escola Secundária de São Miguel, Delegacia de Saúde, mercado municipal, Ribeira de Principal, Mato Correia, às obras da orla marítima da cidade, entre outros pontos do município.