• Home
  • Notícias
  • BATUCADEIRAS DE SÃO MIGUEL PERPETUAM SUAS MÚSICAS NUM CD/DVD

BATUCADEIRAS DE SÃO MIGUEL PERPETUAM SUAS MÚSICAS NUM CD/DVD

São 12 os grupos de batucadeiras que participaram no projeto do CD/DVD de batuque, projetado para expor e dar o conhecer o trabalho dessas mulheres da cultura. Com este CD/DVD garantimos a preservação e difusão da memória, das tradições, dos usos e costumes coletivos característico das 23 localidades do nosso município.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, esta é a concretização de um sonho de todas as batucadeiras do município. Um sonho partilhado pela edilidade micaelense, que ora de concretiza. É tarefa do poder local criar as condições para a sua valorização.

E esta é uma das melhores formas de o fazer. Hoje, além de um festival que valoriza este género musical, existe um CD/DVD que perpetua as criações dessas mulheres da cultura, enalteceu o edil micaelense. Segundo o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, a valorização do batuque é um imperativo.

Após a criação do dia nacional do batuque, o próximo passo será, na próxima legislatura, a elevação deste género musical a património nacional de Cabo Verde. Com isto criam-se as condições para a participação desses fazedores de cultura em grandes palcos, no sentido de divulgar esta que é a mais antiga forma de expressão do nosso povo. A ato oficial do lançamento ocorreu no Centro Historico e Cultural do Porto da Calheta, tendo sido presenciado por todos os grupos participantes do CD/DVD, autoridades locais, produtores e apoiantes do batuque.

Share on facebook
Share on twitter