Atualidade
São Miguel é palco da abertura oficial da 13ª edição da semana global do empreendedorismo em Cabo Verde

Arrancou hoje, 14 de novembro, a 13ª edição da Semana Global do Empreendedorismo (GEW) em Cabo Verde, uma iniciativa mundial, assinalada em mais de 170 países desde 2008, com a finalidade de estimular e inspirar a criatividade, a inovação e a imaginação dos jovens através da realização de diversas atividades.

Sob o lema “Removendo Barreiras e Acolhendo a Todos”, a Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC), a Pro-Empresa, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em parceria com a Câmara Municipal de São Miguel deram hoje o ponta pé de saída para uma rica programação desta 13ª edição da GEW, com o objetivo de despertar nos jovens o espírito empreendedor.

Com esta efeméride surgem novas ideias de negócios, políticas públicas para o empreendedorismo, promoção do empoderamento feminino, no sentido de as partes poderem criar incentivos e soluções para esta área, que, sem sombras de dúvidas, vai mudar todo o cenário da economia no país.

Todavia, segundo o Presidente da Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde (Ajec), Lenine Mendes, o alicerce para toda esta mudança é a autoconfiança e o espírito de iniciativa.

Leonardo Cunha e Carla Carvalhal, embaixadores da GEW 2022 em Cabo Verde, encorajam os jovens a não desistir, reforçando que é necessário apostar na qualificação e na atualização de informações para ultrapassar quaisquer que sejam as barreiras no mundo do empreendedorismo.

Igualmente, o autarca Herménio Fernandes, que presidiu a abertura oficial do ato, reconhece que, estando num ambiente cada vez mais competitivo, é necessário assumir a máxima qualidade, manter a eficiência como uma meta a atingir e mudar a dinâmica de investimentos no país.

Já o Governo, segundo o Presidente do IEFP, Paulo Santos, e a Administradora da Pro-Empresa, Mónica Vicente, vai continuar a trabalhar, proteger os investidores, disponibilizar capital, mobilizar investimentos e abraçar a todos sem exceção.

De recordar que a semana global do empreendedorismo vai contar ainda com uma série de atividades que se vai alargar um pouco por todo o país, pelo que a organização, na pessoa da Coordenadora da GEW 2022, Dilma Vieira, espera ser dinâmica, interativa e com novas abordagens.

Empreendedorismo é o caminho. São Miguel um município empreendedor.

últimas...

Publicador de Conteúdo