• Home
  • Notícias
  • CMSM ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A REGIÃO AUTÓNOMA DO PRÍNCIPE

CMSM ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A REGIÃO AUTÓNOMA DO PRÍNCIPE

Sob o propósito de criar sinergias para a construção de uma parceria com benefícios mútuos, bem assim fomentar as relações institucionais e entre as respetivas populações, a Câmara Municipal de São Miguel e a Região Autónoma do Príncipe assinaram um acordo de cooperação, que se incidirá, nomeadamente, sobre as áreas do ambiente, do turismo ecológico e rural, da cultura, da agricultura, da juventude, das novas tecnologias e da modernização administrativa, não isentando outras áreas que vierem a ser de interesse comum.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, a assinatura deste acordo enquadra-se na nossa definição de boa governança e no estabelecimento de parcerias fortes, isto, tendo em conta ainda o cumprimento do ODS 17 – parcerias e meios de implementação.

Este é um acordo abrangente, com impacto do social ao político, do económico ao cultural, que impactua positivamente no desenvolvimento económico local, criando melhores condições em todas as áreas da governação.

Para o Presidente da Região Autónoma do Príncipe, Filipe do Nascimento, a assinatura deste acordo é um passo simbólico e determinante para a aposta que a região do Príncipe vem fazendo no âmbito da cooperação descentralizada, para uma governação de proximidade, tendo em vista o desenvolvimento sustentável.

Filipe do Nascimento demonstrou a total disponibilidade de partilhar experiências no quesito proteção e conservação da natureza e da biodiversidade, uma vez que a ilha do Príncipe é uma reserva da biosfera, classificada pela Unesco, bem assim no turismo diferenciado.

Do município de São Miguel espera beber da experiência de um município que aposta fortemente na urbanização e ordenamento do território, nas novas tecnologias de informação, na modernização administrativa, nas políticas de empoderamento das mulheres e jovens.

Este ato foi testemunhado pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Lourenço Lopes e pelo Embaixador da República Democrática de São Tomé e Príncipe em Cabo Verde, Carlos Gomes.

Share on facebook
Share on twitter