ESTÁ APROVADO O ORÇAMENTO E PLANO DE ATIVIDADES PARA O ANO ECONÓMICO DE 2023

A Assembleia Municipal de São Miguel aprovou, com 12 votos a favor, da bancada do Movimento para a Democracia (MpD) e, infelizmente, não fugindo à regra, 5 votos contra da bancada do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV) o orçamento e o plano de atividades para o ano económico de 2023.

Este orçamento, segundo o Presidente do Executivo Camarário, Herménio Fernandes, é um orçamento ajustado ao ambiente económico, social e político marcado por uma tripla crise, causada por razões conhecidas por todos, quais sejam, a pandemia da Covid-19, a seca e a guerra na Ucrânia.

No entanto, a edilidade apresentou um instrumento de gestão que mantém as grandes prioridades e a visão apresentada em 2020, pois manteve-se os mesmos objetivos estratégicos e a mesma ambição de infraestruturar e modernizar o nosso território, cuidar e elevar a autoestima das pessoas, igualar oportunidades, dinamizar e acelerar o crescimento da economia local, melhorar a competitividade do tecido produtivo local, melhorar a salubridade do meio ambiente e reforçar a coesão social, enalteceu o edil.

Herménio Fernandes frisa ainda que este é um instrumento que respeita os princípios do rigor, da transparência e da realidade económica do país.

Sobre a mesa desta VII sessão ordinária esteve ainda a leitura de uma nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado Arlindo Vicente Silva, uma nota congratulada por todos os sujeitos da plenária, tendo sido terminado o momento com um minuto de silêncio pela alma do malogrado.

Um outro ponto da ordem do dia teve que ver com a apresentação, discussão e aprovação da proposta de pedido de autorização para atribuição de 30 (trinta) licenças de táxi, tendo a proposta sido aprovada por unanimidade, dado ao acordo da necessidade e mais-valias deste serviço para o município.

Foi ainda aprovado, por unanimidade, a proposta de pedido de autorização para a concessão de 6 lotes de terreno em Bacio a particulares em compensação pela ocupação dos seus respetivos terrenos.

Igualmente, foi aprovado, por unanimidade, a proposta de doação de um autocarro à Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, reforçando desta forma os laços de amizade, solidariedade e parceria entre os dois municípios.