• Home
  • Notícias
  • JOVENS DO MUNICÍPIO SÃO FORMADAS EM CUIDADORES DE INFÂNCIA

JOVENS DO MUNICÍPIO SÃO FORMADAS EM CUIDADORES DE INFÂNCIA

No quadro do Sistema Nacional de Cuidados, um programa do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, procedeu-se ao encerramento de mais um curso em Cuidadores de Infância que beneficiou 20 jovens-mulheres do município de São Miguel.

Para a formada Patrícia Oliveira este é o primeiro passo para a realização de um sonho. Configura-se como uma oportunidade que lhes foi dado, esperando que todos saibam aproveitá-la.

Para a Gestora do Programa da Educação e Primeira Infância do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), financiador do projeto, Ana Cristina Ferreira, este é um programa de capacitação de jovens, tendo em vista a melhoria dos cuidados de crianças dos 0 aos 3 anos.

Esta formação vai certamente trazer um diferencial de qualidade no serviço de cuidados e de estimulação para a aprendizagem na primeira infância. É, segundo Ana Cristina Ferreira, uma ação concreta e assertiva que vai contribuir para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – especificamente o ODS 4 – Educação de qualidade.

Para o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, o serviço de cuidados é uma área nova implementada pelo Governo de Cabo Verde, que impactua positivamente no setor da inclusão social e apoio aos que mais precisam.

Para o edil, esta iniciativa demonstra o rosto humano do Governo de Cabo Verde, que tem trabalhado incessantemente visando um país mais igualitário, com mais oportunidades e menos pobreza.

Igualmente, o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social defende a redução das desigualdades, a eliminação da pobreza extrema e diminuição da pobreza absoluta. Para isso o Governo definiu desde o início da Legislatura passada é fazer um combate sem tréguas para que ninguém fique para traz no acesso ao rendimento, à educação, saúde e, principalmente, cuidados. Isto, segundo o governante passa pela obrigatoriedade do pré-escolar, de modo que todas as crianças tenham oportunidades iguais.  

Para os próximos tempos, Fernando Elísio Freire adianta que o Governo prevê a certificação dos cuidadores, através da atribuição de uma carteira profissional e inscrição no sistema nacional de qualificações.

De realçar que o evento contou com a presença da recém-empossada Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia de Melo.  

Share on facebook
Share on twitter