MINISTRO DA CULTURA EFETUA VISITA AO MUNICÍPIO TENDO SOBRE A MESA A EFETIVAÇÃO DA TDT

A cobertura total do município com o sinal da televisão digital terrestre (TDT) foi o assunto em pauta nesta visita do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, ao município de São Miguel, tendo sido acompanhado pelo Administrador da Cabo Verde Broadcast, Carlos Inocêncio.

A comitiva do Ministro que tutela a comunicação social foi recebida pelo edil Herménio Fernandes, que realçou a ambição do município em alcançar a total cobertura com o sinal da TDT, visando, com isto, a melhoria do acesso à informação, bem assim dar mais um passo rumo à digitalização.

Segundo o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, a concretização do projeto TDT é um imperativo e um risco que corremos, pela ousadia de desligar o sinal analógico, visto que algumas ilhas já não têm acesso ao sinal analógico. Daí a necessidade de prover os meios para que os cabo-verdianos possam aceder ao sistema digital.

O plano, segundo o governante, é mapear todas as zonas de sombra, resolver a questão, seguidamente trabalhar na identificação das famílias com parcos recursos, de forma a disponibilizá-los os descodificadores (set-top-box) para o acesso ao sinal digital. Com isto, se estará a promover a igualdade de acesso ao sinal a todas as famílias.

A visita do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, terminou com a entrega de descodificadores de sinal a 9 famílias em Variante de Monte Pousada, 5 famílias em Monte Pousada e 15 famílias na localidade de Palha Carga.

Os descodificadores (set-top-box) estão disponíveis para venda nas instalações dos correios de Cabo Verde.