• Home
  • Notícias
  • SÃO MIGUEL ACOLHE COMEMORAÇÕES DO DIA NACIONAL DO PESCADOR

SÃO MIGUEL ACOLHE COMEMORAÇÕES DO DIA NACIONAL DO PESCADOR

O município de São Miguel foi o palco central das comemorações do dia nacional do pescador, a nível de toda a ilha de Santiago.

As comemorações iniciaram-se com uma celebração eucarística, seguida de atividades culturais e desportivas que decorreram no centro histórico e cultural do Porto da Calheta.

No seu discurso de acolhimento o Presidente da Associação dos Pescadores e Peixeiras do município de São Miguel, Francisco da Silva, enalteceu a importância desta classe, felicitando a todos os colegas por esta data importante e de comemoração.

Para o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, o setor das pescas é muito importante na medida em que garante a segurança alimentar, garante empregos diretos e indiretos, mais rendimentos, mais economia, melhor qualidade de vida para as famílias. Daí a necessidade de se investir fortemente neste setor, que, desde 2016, vem sendo merecedora de toda a atenção da equipa que suporta a edilidade, frisou o Herménio Fernandes.

Uma máquina de gelo que abastece os profissionais do município, bem assim profissionais de outros municípios, um espaço de lazer destinado aos pescadores e peixeiras, reparação de botes, aquisição de um carro de frio para transporte, apoios de assistência durante o período da pandemia, construção de um estaleiro naval são algumas das ações levadas a cabo pela edilidade a fim de apoiar os profissionais deste setor.

Herménio Fernandes, adianta ainda que será construído um mercado de peixe no Porto da Calheta, bem assim, será remodelado o mercado de Achada do Monte na perspetiva de oferecer cada vez melhores condições de trabalho a esses profissionais.

Segundo o Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Estado, Carlos Monteiro, Cabo Verde é 99% mar, daí a necessidade de se investir neste setor de modo a valorizar os pescadores e peixeiras.

Uma das maiores preocupações do Governo de Cabo Verde é a segurança do pescador. Neste sentido, o governo vem trabalhando no sentido de munir todos os pescadores de um kit de segurança e um kit-bote, estando ainda em curso outras medidas como o cartão do pescador que lhe permite identificar-se e usufruir de benefícios diversos, realçou o governante.

Fez parte desta celebração atividades desportivas como corrida de bote e natação, em feminino e masculino, tendo o evento contado com a presença de pescadores e peixeiras de diversos municípios da ilha de Santiago.

Share on facebook
Share on twitter