SÃO MIGUEL ACOLHE VISITA DO MINISTRO DO MAR

O município de São Miguel recebeu uma visita do Ministro do Mar, Dr. Abraão Vicente, tendo em agenda uma conversa com os pescadores e peixeiras da comunidade piscatória do Porto, uma visita às infraestruturas municipais ligadas ao setor, quais sejam a Casa do Mar e a Escola do Mar – Polo de Santiago, tendo a visita culminado com a entrega de certificados de formação a 18 peixeiras formadas em Manuseamento, Conservação e Transformação de Pescado.

Para o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel faz-se necessário continuar a postar neste setor importante para a economia municipal e nacional.

Os investimentos passam pela formação e qualificação dos profissionais, bem assim pela formalização dos seus negócios. Outrossim, às autoridades cabe o dever de melhorar as estruturas de apoio, algo que tem sido feito constantemente, frisou o edil.

São Miguel pretende fazer do setor das pescas uma grande indústria no município, daí a necessidade da formalização dos negócios, uma área das quais a edilidade muito tem apoiado os pescadores e as peixeiras, através da assistência técnica, da concessão de aval junto às agências de microcrédito, entre outras formas de apoio, enaltece Herménio Fernandes.

Segundo o Ministro do Mar, Abraão Vicente, o seu Ministério tem delineado um projeto que visa não somente resolver os problemas imediatos, nomeadamente os que têm que ver com barcos, motores, materiais de refrigeração, entre outros equipamentos, mas também projetos com médio e longo prazo.

A pesca, segundo o governante, visa, primeiramente garantir a segurança alimentar das populações, outrossim, é necessário transformá-la numa indústria que contribua para a economia e turismo.

Abraão Vicente relembra que Cabo Verde é 99% mar, sendo assim, faz-se necessário aproveitar e explorar as potencialidades deste recurso natural que Cabo Verde dispõe.

Deste encontro saiu a garantia da oferta de 30 malas térmicas, que serão adicionadas às mais 30 que a edilidade vai entregar às mulheres do mar para incremento dos seus negócios.

Share on facebook
Share on twitter