• Home
  • Notícias
  • SOMOS TODOS DESAFIADOS A FAZER A NOSSA PARTE NA PROMOÇÃO DE ATITUDES E ACÇÕES PARA A REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES

SOMOS TODOS DESAFIADOS A FAZER A NOSSA PARTE NA PROMOÇÃO DE ATITUDES E ACÇÕES PARA A REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES

É esta a máxima deixada pelo Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros aquando da realização de atividades alusivas ao Dia Internacional para a Redução dos Riscos de Desastres, assinalado a 13 de outubro.

Exposição de filmes para crianças, capacitação em primeiros socorros e salvamento aquático, técnicas de atendimento pré-hospitalar, exercícios/simulacros e contacto porta-a-porta foram as atividades realizadas na ribeira de Principal tendo como público-alvo a população local.

O objetivo maior é capacitar os moradores para possíveis desastres dado as condições desta ribeira e todo o fluxo de pessoas que se vêm verificando após a queda das chuvas.

A data foi instituída pelas Nações Unidas em 1989, como forma de promover a cultura global de consciência de riscos e desastres naturais, como, desabamentos, erosões, inundações, furacões, que marcam, com tristeza, a rotina do nosso planeta.

As catástrofes supramencionadas são causadas principalmente por atitudes humanas que provocam pressão sobre os recursos naturais à disposição, como uso irregular do solo, má gestão dos recursos hídricos, desmatamentos entre outras ações. Daí a necessidade de todos nos conscientizarmos e estarmos aptos a agir na prevenção, igualmente no pós-desastre.

Share on facebook
Share on twitter