São um total de 20 os jovens que receberam os seus certificados de finalização do curso de Operador de Turismo Costeiro e Marítimo ministrado pela Escola do Mar (EMAR), em parceria com a Câmara Municipal de São Miguel e a Direção Nacional de Pesca e Aquacultura.
Segundo o Presidente do Conselho de Administração da EMAR, Ivan Bettencourt, com mais esta formação a EMAR cumpre com o desiderato de estar presente nas 16 maiores comunidades costeiras do país, sendo parte integrante a comunidade costeira de São Miguel.
O propósito é sempre formar para a empregabilidade, não deixando de pôr tónica sobre a necessidade de os formados criarem cooperativas tendo em vista o alcance de mais parcerias.
Para o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, a aposta na formação profissional prevê, sobretudo, a garantia da empregabilidade e a criação das condições para a formalização e dignificação da atividade profissional ligada à pesca.
Este é mais um investimento que aliado a outros em curso, nomeadamente a construção do pequeno estaleiro em construção na praia de Veneza, a implementação de outras formações na área de construção e fibragem de embarcações, entre outros, vai dar resposta à alguma demanda do setor no município.
A formação que teve a duração de 52 horas, contou com módulos importantes como “mergulho recreativo”, “ecoturismo marítimo”, “Cabo Verde e a indústria turística”, entre outros.