Atualidade
Jovens micaelenses finalizam curso de mecânica e reparação de motores

A autarquia micaelense, a Fundação Suíça designada “Fundação Cabo Verde para Formação e Treinamento Profissional” e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) realizaram hoje uma cerimónia de imposição de fitas que marca o término do curso de mecânica e reparação de motores fora de bordo, ministrado no Pólo da Escola do Mar de Santiago Norte.

No arranque deste evento, Helton Furtado, em representação dos colegas, enalteceu a iniciativa e agradeceu a oportunidade que lhes foi concedida, afirmando que o objetivo não foi apenas chegar até aqui, mas sim, servir o município a partir de agora, enquanto profissionais capacitados e mobilizar outros jovens a seguirem a mesma trilha.

Para o Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santa Cruz, Edson Líver Gomes, o essencial desse percurso foi a confiança, o que tornou mais fácil essa luta, pelo que, garantiu dar continuidade, através do programa do IEFP, apoiando sempre os jovens micaelenses a se formarem e a se ingressarem no mercado laboral.

Satisfeito também ficou o Vice-Presidente da Fundação Suíça, Erick Martin, que aplaudiu a iniciativa de ver o protocolo tripartido a se concretizar e o grande esforço dos formadores ao incrementar o conhecimento desses jovens.

Já o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, que presidiu o ato, reiterou o apelo aos jovens micaelenses a agarrarem mais as oportunidades, acreditar que São Miguel tem sim a capacidade de criar jovens competentes, capazes de prestarem os seus melhores serviços a nível local, como em qualquer sítio da ilha, do país e além-fronteiras.    

O Autarca dirigiu-se igualmente aos parceiros, aos formadores e convidados presentes para agradecer a colaboração e apelar a uma maior aproximação à Escola do Mar de Santiago Norte, que tem o melhor a oferecer para jovens que querem um futuro promissor.

Ao finalizar a cerimónia, Herménio Fernandes deixou o compromisso de não parar por aqui, mas sim continuar o processo, dando então para os sete formados a garantia de apoios para a criação das suas empresas, com espaço físico no parque industrial, sito na zona de Bacio, igualmente, através da cooperativa de crédito ASDIS, conceder o aval da Câmara Municipal, visando facilitar o acesso ao microcrédito.

Importa frisar que esta formação, de 1534 horas, equivale ao nível IV no regime de formação profissional e nível V, a nível da formação do catálogo.

últimas...

Publicador de Conteúdo