Publicador de Conteúdo
Sempre foi ambição desta edilidade instalar no município uma escola de formação profissional.
A concretização chega com a instalação da Escola do Mar - Polo de Santiago Norte, que serve a toda a região norte e toda a ilha de Santiago.
A Câmara Municipal de São Miguel transformou um edifício completamente degradado em um equipamento moderno, totalmente equipado, que cumpre todas as recomendações de segurança sanitária e ainda com duas salas disponíveis para um veterinário/inspetor permanente e responsável do espaço.
A Câmara Municipal de São Miguel elegeu, desde 2016, a requalificação urbana e ambiental como um setor chave para o crescimento e desenvolvimento sustentável do município.
Daí o investimento neste setor.
Destacamos a requalificação urbana e ambiental de Chã de Alecrim, Achada Pizarra, Cutelo Miranda, Ponta Ribeira e Monte Terrra, Pilão Cão e Ponta Verde.
Visando melhorar o acesso à localidade de Ribeireta, a edilidade investiu 37 milhões de escudos para construir a estrada de Ribeireta.
São 3km de estrada, com 6 metros de largura, 18 mil m2 de pavimentação, contemplando cortes, movimentação de terra, construção de alvenarias de pedras, calcetamento, sinalização, plantação de árvores, entre outras intervenções.
Inaugurada a 11 de julho de 2022 esta obra proporciona um novo espaço de lazer, de desporto e entretenimento, agregando valor a São Miguel.
O projeto intervencionou uma área de aproximadamente 134.011 metros quadrados (m²) e uma extensão de 2,5 km.
Os trabalhos incluíram a construção de estrada, ciclovias, espaços verdes, espaços pedonais, mobiliário urbano em madeira, arborização, rede de iluminação, drenagem e outras obras que permitem melhorar o panorama da frente mar da cidade.
Publicador de Conteúdo
Após concluir o projeto nas localidades de Espinho Branco e Mato Correia, a edilidade leva água, em quantidade e qualidade, à Ribeira de São Miguel.
O objetivo é melhorar o abastecimento de água e garantir as ligações ao domicílio de água potável para as famílias, atarvés da construção de reservatórios e condutas de adução de água para distribuição e ligações domiciliárias.
O objetivo é garantir o acesso à energia elétrica, melhorar a qualidade de vida das populações e dinamizar o comércio local.
Com este propósito a edilidade vai apostar na construção da rede de baixa e média tensão e rede de iluminação pública para a localidade de Mato Dento, na Ribeira de Principal.
Sob o propósito de melhorar a mobilidade urbana, a qualidade ambiental, o aspeto urbanístico e paisagístico e a qualidade de vida dos moradores, a Câmara Municipal de São Miguel concebeu o projeto de Requalificação Urbana e Ambiental de Manguinho, no centro da cidade.
A obra contempla o calcetamento de ruas e criação de passeios, a construção da rede de esgoto, a criação de espaços verdes e colocação de mobiliários urbanos, entre outras ações.
Visando melhorar as condições de mobilidade dos residentes e visitantes, a edilidade apostou na asfaltagem de estradas municipais, nomeadamente a estrada Variante Monte Pousada - Monte Pousada, Achada Espinho Branco - Mato Correia, Achada do Monte - Palha Carga.
A criação de espaços verdes e de lazer e ações de informação e sensibilização da comunidade sobre as questões ambientais é uma das máximas desta edilidade, que, com isso, pretende melhorar a qualidade ambiental e o aspeto urbanístico do município.
A meta é, até 2024, plantar 6 mil árvores.
Visando promover a melhoria do ambiente de negócios e a geração de novos postos de trabalho, a edilidade tem em curso o projeto de construção do parque industrial, sito na zona de Bacio.
Com isto, a edilidade criar as condições para a instalação das empresas no município, definindo assim um espaço espaço próprio para as indústrias.
O orçamento é de 15 milhões.